Objectivos de leitura 2017

dezembro 28, 2016


Para o ano de 2017 decidi desafiar-me com 10 objectivos:



1. Ler os livros que tenho nas minhas estantes 
Parece um desafio óbvio, certo? Mas há sempre outros livros que quero ler. Alguns que estão nas estantes dos meus pais, outros que ainda não tenho... a única excepção (e apenas porque não gosto de regras absolutas) serão um ou outro audiobook ou ebook que realmente queira muito ler.

2. Reduzir a compra de livros.
Nos últimos dois anos comprei demasiados livros. Especialmente livros em segunda-mão. Não vou dizer que vou parar de comprar livros (novos ou segunda-mão), mas estou a pensar ter um budget mensal para livros. Não devo gastar mais. E se não gastar é para fazer mealheiro.

3. Ler mais clássicos
Juntei-me a um grupo no Goodreads que lê um clássico de dois em dois meses. Não sei se vou ler todos os que eles vão ler, porque quero ler os que tenho e que me interessam ler. De momento não estava a pensar adquirir mais clássicos (pois tenho muitos nas estantes para ler. O objectivo final é chegar ao final do ano com 6 Clássicos lidos.

4. Ler 6 Calhamaços
Muitas vezes os livros grandes são intimidantes. E ainda tenho alguns nas minhas prateleiras. Tenho adiado a sua leitura devido ao tamanho. Por isso quero desafiar-me a de dois em dois meses começar um livro com mais de 500 páginas.

5. Ler um livro de Stephen King por mês
Em 2016 li 11 livros do autor. Tenho imensos livros do autor e quando estou muito tempo sem ler nada dele, fico com saudades!

6. Ler um volume de Sandman por mês
Finalmente existe esta edição completa em Portugal! Foram editados este ano pela primeira vez e eu recebi os 11 volumes de Banda Desenhada pelo Natal. Não quero ler tudo de uma vez só, mas também não os quero deixar a apanhar pó na estante.

7. Ler um livro de Fantasia por mês
É um género literário em que tenho imensos livros não lidos na estante. Já para não falar nas séries começadas e nunca acabadas!! Está na altura de as começar a ler. Confesso que é um género em que é fácil perder-me. E por isso tento dosear a quantidade de fantasia que leio. (sim por vezes a fantasia, quando em demasia, torna-se mais interessante que a vida real).

8. Ler um livro Crime/Thriller por mês
Este talvez seja o desafio/objectivo mais fácil de cumprir. Em 2016 li 24 livros deste género... O que equivale ao dobro do que quero ler em 2017. É um dos meus géneros preferidos, e um em que tenho livros pequenos, ou pelo menos, rápidos de ler. Quando estou com a neura de ler algo rápido e directo é o género de livro que escolho (ou então um romance da Nora Roberts, mas desses já li quase todos!).

9. Ler mais livros de contos
Outro género de livros que tenho andado a coleccionar. A maioria não são livros que quero ler de uma assentada só. Tenho contos de vários autores

10. Ler entre 5 livros por mês
Apesar de nos últimos dois anos ter lido 100 livros (em cada ano), este ano quero deixar de ter essa preocupação/stress. Quero dar-me a oportunidade de explorar livros mais complexos e maiores, mesmo que isso signifique ler menos quantidade de livros. No final do ano isto daria um total de 60 livros. Se ler mais? Fantástico! Se ler menos? Fantástico na mesma. O que interessa é a qualidade dos livros que escolho!


You Might Also Like

0 comentários

Pesquisar neste blogue

Seguidores

© a outra mafalda 2013 - 2017. Com tecnologia do Blogger.