Chapters & Scenes | Contos

dezembro 11, 2017


O Chapters & Scenes de Novembro é sobre contos.
Se seguem o meu canal no Youtube já devem saber que adoro contos!
Contos é género ou forma literária que me fascina imenso. É uma forma literária que não agrada muita gente pela sua brevidade e por muitas vezes terem um final aberto. Para mim é uma arte contar uma história em tão poucas palavras.

Durante o mês de Novembro fiz um projecto de ler contos. O n-estórias. O objectivo era ler o máximo número de contos durante o mês de Novembro, e quem quisesse podia juntar-se a mim nesta aventura!
Cheguei ao final do mês com 43 contos lidos! (se quiserem saber que contos e autores li podem ver a publicação das leituras de Novembro ou vídeo de Wrap Up)
Podia falar de vários contos ou de outros livros. No entanto quero falar dum livro que foi publicado em Novembro.

"The Beginning of the World in the Middle of the Night" é uma antologia de contos escritos por Jen Campbell. É o primeiro livro de contos da autora, apesar de não ser o seu primeiro livro publicado.
A Jen além de escritora, têm um canal de Youtube onde fala sobre livros. O que mais me agrada no canal dela são os vídeos em que ela fala sobre contos tradicionais e folk tales; ou os vídeos em que ela analisa histórias clássicas que todos nós conhecemos (Peter Pan, a Bela e o Monstro, entre outros). Ela sabe do que fala e quando fala de alguma coisa está devidamente documentada e com novas sugestões de livros.

A autora até à data publicou dois livros sobre experiências em livrarias - Wierd Things Customers Say in Bookshops (2012) e o More Wierd Things Customers Say in Bookshops (2013), um livro de não-ficção sobre livrarias no mundo inteiro - The Bookshop Book (2014), um livro de poesia - The Hungry Ghost Festival (2012), um livro infantil - Franklin's Flying Bookshop (2017).

O que me atraiu neste livro foi o facto de ser inspirado em histórias tradicionais ou folk tales. E isso é bem visível ao longo dos doze contos que fazem parte desta antologia. Se já acompanham o canal da Jen vão notar que muitos dos temas abordados nos contos estão intimamente ligados aos livros, temas que ela aborda.

Eu adorei o livro, desde ao cuidado gráfico da capa ao início dos capítulos (cada um têm uma pequena ilustração ligada ao contéudo do conto) às próprias histórias e a escrita da Jen.

Animals é um conto potente sobre corações. Mas não de um ponto vista lamechas. E se pudessemos substituir o nosso coração por outro, de outro animal... quem diz o nosso coração, diz das pessoas que nos rodeiam. E se consoante o coração que escolhessemos pudessemos moldar as pessoas?

No conto Jacob, uma criança confusa com o que o rodeia escreve uma carta a uma meterologista da televisão onde lhe faz perguntas pertinentes, enquanto que ao mesmo tempo que vai revelando um pouco da vida e história.

O conto Plum Pie. Zombie Green. Yellow Bee. Purple Monster foi um dos contos que mais gostei. Conta a história de uma série de jovens mutantes que comunicam com o código hex de cores. É uma história linda, sobre ser diferente, sobre criar uma comunidade de pessoas com afinidades mas também uma história de rebelião. O detalhe das cores é absolutamente genial!

Em In the Dark uma mulher é surpreendida por um estranho na sua própria casa. É uma história que provoca alguma inquietação, não só pela situação em si, mas também pelos pensamentos que a personagem principal têm.

Margaret and Mary and the End of the World é uma história sobre a vida de Margaret. Este conto é escrito num tom diferente das outras histórias e aborda temas como desordem alimentar, abuso sexual e gravidez na adolescência.

Little Deaths é uma história sobre fantasmas, sem ser uma típica história de fantasmas. Na cidade desta história os fantasmas são apanhados em frascos de vidro e vendidos no mercado negro!

The Beginning of the World in the Middle of the Night é uma história sobre começos e sobre as diferentes perspectivas das personagens intervenientes, É escrita como se fosse uma peça de teatro.

Pebbles é uma história em que a personagem principal obcecada com guerra e com a sua ligação com o amor.

O meu conto preferido é Aunt Libby's Coffin Hotel! É uma história que não é para qualquer pessoa. É sobre um hotel em que as pessoas dormem em caixões. É uma das histórias mais estranhas, mas para mim dava um graphic novel espectacular!!

Para mim a melhor expressão para definir o conto Sea Devils é que é uma coming of age story, ou seja uma história sobre crescer (não necessariamente da personagem principal, mas de uma amiga dessa personagem).

Human Satellites é história sobre conformismo e um pequeno retrato da humanidade. (é o conto mais pequeno desta antologia).

A história de Bright White Hearts passa-se num aquário. A personagem principal/narrador um período de atenção muito reduzido - (quase) de parágrafo em parágrafo muda de assunto, entre factos e o que está a acontecer na história.


Chapters & Scenes foi criado pela Mariana do blog It's Ok, com a intenção de trazer mais livros, séries e cinema para os blogues. De momento somos 11 bloggers a participar:
Deixa Ser  |  Andreia Moita  |  Infinito Mais Um  |  Limited Edition Daily Echo  | MeekSheep  |  Às Cavalitas do Vento  |  Uma Chávena de Charme  |  Joan of July  |  It's Ok
Cada mês existe um tema e somos livres de escolher um livro, filme ou série de televisão que se encaixe melhor no tema.

You Might Also Like

0 comentários

Pesquisar neste blogue

Google+ Followers

Seguidores

© a outra mafalda 2013 - 2017. Com tecnologia do Blogger.